Normas Internas

Horário de funcionamento da escola

Turno da tarde: Início 13:00 hs saída 17:15 hs – Ed. Inf. e Ens. Fund.
OBS: o portão da escola abrirá para receber os alunos 15 minutos antes do início das atividades.
Será concedida uma tolerância de 15 minutos após o término das aulas; depois deste horário (17:35 hs) será cobrado hora-extra juntamente com a mensalidade.
Os pais devem deixar os seus filhos na entrada do colégio dentro do horário previsto para entrada, evitando atrasos.
O colégio dispõe de pessoal para recepcionar as crianças no portão, o que torna desnecessário a entrada dos pais ou acompanhantes até à sala de aula.
O aluno/a somente será entregue aos pais/responsáveis ou a quem tenha sido autorizado pelos responsáveis por escrito.
A entrada de pessoas estranhas no colégio, sem identificação prévia, será impedida tendo em vista a segurança, o respeito e a privacidade dos alunos, professores e funcionários.

Uniforme

O USO DO UNIFORME ESTABELECIDO PELO COLÉGIO É OBRIGATÓRIO. Solicitamos comunicar ao colégio caso haja imprevistos no que se refere à sua utilização.
Solicitamos aos pais/responsáveis verificarem os horários de aulas e atividades especiais para que seus filhos venham para o colégio devidamente equipados para tais atividades (natação – ginástica – dança – futebol – etc…).

Aniversários

As datas de aniversários podem ser comemoradas na escola juntamente com os coleguinhas da criança, devendo para tanto o colégio ser comunicado com pelo menos uma semana de antecedência. A comemoração poderá ter a participação apenas dos pais e irmãos.
OBS.: Os aniversários só poderão ser realizados mediante o pagamento do kit fornecido pelo colégio, outro tipo de comemoração de aniversário não está autorizado.

Objetos de valor

O colégio não se responsabilizará de forma alguma pelo porte de jóias ou objetos de valor.

Tarefas de casa

O acompanhamento diário das atividades escolares é fundamental para o desenvolvimento do aprendizado, bem sabemos que o tempo das famílias torna-se cada vez mais escasso para esta finalidade, entretanto se este tempo for bem aproveitado os resultados no aprendizado serão positivos.
As tarefas de casa têm as seguintes finalidades para os alunos:
-Fixar o que aprendeu na escola.
-Retomar o conteúdo trabalhado pelo professor.
-Habituar-se à ter um horário para estudar, independente de solicitações externas.
-Dar condições de verificar as dificuldades que permanecem na sua apren dizagem.
-Ficar em dia com as matérias.
OBS.: É fundamental que os pais/responsáveis acompanhem as tarefas diárias dos seus filhos, pois tal acompanhamento incentiva o seu desempenho na escola. Lembramos ainda que acompanhar não quer dizer “FAZER”.

Reuniões

As reuniões de pais já estão previstas no calendário anual contido neste manual de pais. É necessário que todos compareçam à todas as reuniões para ampliar o relacionamento entre família e escola.

Festas e eventos promovidos pela escola

São atividades de cunho científico, artístico, esportivo, ecológico, cultural e filantrópico, cuidadosamente preparados, que oportunizam aos alunos um contato maior com o meio em que vivem, propiciando assim, que descubram e desenvolvam suas aptidões e lideranças.
Não será permitida a entrada de pessoas portando máquinas fotográficas e filmadoras nos eventos promovidos pelo Colégio Cesil, visto que o estabelecimento dispõe de serviço próprio para este fim, e reserva os direitos de filmagem e fotografias dentro do estabelecimento.

Enfermidades / Casos de emergência

Em casos de emergência ou enfermidades o colégio não ministrará medicamentos e não encaminhará para médicos ou hospitais sem a expressa autorização dos pais/responsáveis, salvo em caso de emergência extrema.
É muito importante deixar atualizado o telefone de contato e o endereço da criança.

Atividades

Todas as atividades do Colégio Cesil estão previstas no Regimento Escolar devidamente registrado na 40ª S.R.E. à disposição de todos na secretaria do estabelecimento (Normas disciplinares, Administrativas, Estrutura Curricular de Ensino, Contratação de Serviços Educacionais, Direitos e Obrigações de alunos, pais e Escola).

Atendimento aos pais

– Para que aconteça a integração Família – Escola, é de extrema necessidade que a família participe da vida escolar de seu filho.
– Compete ao colégio estar atento ao desenvolvimento do aluno. Poderão surgir situações em que a família será solicitada à comparecer na escola.
– A família deve se sentir à vontade, sempre que julgar necessário procurar o colégio para dirimir quaisquer dúvidas que venham a surgir.
– O horário de atendimento deverá ser agendado com o colégio de preferência no período da manhã, por se tratar de um horário mais tranqüilo, o que não impede que também seja marcado para outro horário de acordo com a conveniência das partes.
– A Administração do Colégio Cesil atenderá diariamente em dias e horários comerciais, tanto na parte de Supervisão e Orientação pedagógica, como também na parte de secretaria pelo telefone (34) 3226 – 3030 ou à Av. Bárbara Eleodora, 885 e Rua República do Piratini, 655, bairro N.Srª das Graças.

A boa convivência do homem em sociedade pede que certos princípios sejam considerados. Estes princípios pautam as relações humanas e são conhecidos por valores. Para o COLÉGIO CESIL, os valores são fundamentais para o desenvolvimento das atividades educacionais, porque permitem que a criança desde cedo construa um caminho feliz. Por isso, o trabalho com valores é iniciado na Educação Infantil e permeia todas as demais ações até o nono ano do ensino fundamental. Para o Colégio Cesil, o desenvolvimento deste trabalho está baseado na forma como se conduz a transmissão de valores, que ultrapassa os limites das salas de aula, relacionando a educação com ações do dia-a-dia.

O COLÉGIO CESIL ACREDITA NO SUCESSO DO SEU TRABALHO E AGRADECE A CONFIANÇA DAQUELES QUE ENTREGARAM OS SEUS FILHOS EM NOSSAS MÃOS.